Conselho Geral aprova Voto de solidariedade com a Palestina

Notícia:
https://rum.pt/news/conselho-geral-da-uminho-aprova-por-unanimidadenbspvoto-de-solidariedade-para-com-a-palestina

Vídeo:

Deliberação do Conselho Geral da Universidade do Minho: Aprova o Voto de solidariedade para com o Povo, as Instituições de Ensino Superior e as Comunidades Académicas da Palestina

DELIBERAÇÃO DO CONSELHO GERAL N.º 7/2024

Aprova o Voto de solidariedade para com o Povo, as Instituições de Ensino Superior e as Comunidades Académicas da Palestina

O Conselho Geral da Universidade do Minho, reunido em sessão plenária a 21 de junho de 2024, deliberou aprovar, por unanimidade dos membros presentes, o seguinte voto de solidariedade.

1. Solidariedade com o Povo Palestiniano:

Recordando as palavras do Secretário-Geral das Nações Unidas – “O sofrimento do povo palestiniano não pode justificar os terríveis ataques do Hamas […] esses ataques não podem justificar a punição coletiva do povo palestiniano” – expressamos a nossa solidariedade para com o povo palestiniano, vítima de um conflito que tem causado imenso sofrimento e perda de vidas.

2. Solidariedade com as Instituições de Ensino Superior e Comunidades Académicas:

Condenamos profundamente a destruição de universidades, bibliotecas e laboratórios, bem como a morte de estudantes, investigadores e professores palestinianos. Reconhecemos o impacto devastador que a destruição destas infraestruturas tem na continuidade do ensino e na pesquisa, essenciais para o desenvolvimento de uma sociedade justa e equitativa.

3. Apelo ao Cessar-Fogo e à Paz:

Apelamos ao fim imediato de todas as atividades militares em Gaza, conforme a decisão do Tribunal Internacional de Justiça, de 26 de janeiro de 2024, e as preocupações expressas pelo Secretário-Geral das Nações Unidas. Reafirmamos a nossa convicção de que a paz, o diálogo e a cooperação entre os povos são as únicas vias capazes de promover um mundo mais desenvolvido e justo.

4. Promoção e Proteção dos Direitos Humanos:

Condenamos todas as ações que resultem na punição coletiva, no genocídio e na violação dos direitos fundamentais da humanidade. Defendemos a promoção e proteção dos Direitos Humanos, como valores fundamentais para a Humanidade, e destacamos a importância de respeitar o Estado de direito e a Lei internacional.

5. O Contributo da Universidade do Minho:

Enfatizamos o papel das universidades na promoção da colaboração internacional e da compreensão entre os povos, no quadro da diversidade que caracteriza as sociedades contemporâneas. A colaboração académica e científica da Universidade do Minho com universidades palestinianas e israelitas, e o apoio à reconstrução do sistema de ensino superior e de investigação na Palestina, será uma forma de contribuir para a criação de condições promotoras da compreensão e da cooperação entre os povos.

O Conselho Geral da Universidade do Minho reafirma a sua solidariedade para com o Povo, as Instituições de Ensino Superior e as comunidades académicas da Palestina, e apela à comunidade académica internacional para que se una em torno dos valores da paz, justiça e solidariedade.

Universidade do Minho, 21 de junho de 2024

O Vice-Presidente do Conselho Geral

António Carlos Rodrigues